Oficina prática marcou o início da produção e montagem das composteiras que serão distribuídas gratuitamente a 1.200 famílias e 40 escolas municipais de Sertãozinho a partir de março deste ano
Por Ana Carolina Wolfe
Na tarde da última quarta-feira (06) o Instituto Agir Ambiental realizou uma capacitação dos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sertãozinho ensinando como montar os kits de compostagem que serão distribuídos gratuitamente à população a partir de março deste ano. Os 12 servidores presentes no encontro também aprenderam como utilizar corretamente o sistema em uma oficina prática que aconteceu na antiga Biblioteca Municipal, no centro da cidade.
A formação é uma das etapas iniciais do projeto Composta Sertão, lançado no final do ano passado na cidade. Além de receberem gratuitamente uma composteira, as famílias terão acompanhamento técnico, com visitas às casas, e passarão por oficinas de utilização do sistema e de hortas caseiras. A contrapartida será registrar o uso das composteiras durante dois meses, pesando tudo o que for depositado nas caixas. Com esses dados, será possível transformar o projeto em uma política pública que ofereça estímulos para a adoção de práticas sustentáveis.
O Composta Sertão também prevê a distribuição de 40 composteiras para escolas municipais para que sejam usadas como ferramenta de educação ambiental e conscientização entre os alunos.
A partir de agora, as caixas preparadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente passarão a receber alimentos diariamente para formação do composto inicial. Esse momento também é importante para a adaptação das minhocas ao sistema.
Como participar
As inscrições para participar do projeto continuam abertas e mais de 250 pessoas já aproveitaram a oportunidade. Os interessados em participar podem se inscrever através do site www.compostasertao.com.br. As primeiras 200 famílias devem receber a composteira em março.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do e-mail contato@compostasertao.com.br Para outras notícias, acesse o Facebook do projeto.