Durante uma semana, famílias inscritas no projeto Composta Sertão participaram de oficina e receberam as composteiras para reciclagem dos restos de alimento e transformação em adubo
Por Ana Carolina Wolfe
De 18 a 22 de março aproximadamente 170 famílias de Sertãozinho participaram de oficina sobre compostagem e puderam levar para casa a própria composteira. Os eventos, realizados na sede da Prefeitura, fazem parte do projeto Composta Sertão, que deverá distribuir 1.200 composteiras até 2020. Com recurso do Fundo Socioambiental Caixa e apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, o projeto é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sertãozinho e do Instituto Agir Ambiental.
O principal objetivo do projeto é gerar dados para embasar uma política pública que abarque a compostagem, como descontos na taxa de lixo ou outros incentivos. Por isso, todos os presentes receberam uma balança acompanhando a composteira. Durante dois meses, eles irão pesar os restos de alimento a serem depositados no sistema e anotar em uma ficha de controle. Assim, será possível saber quanto a prefeitura pode economizar com coleta, transporte, aterramento e transbordo do lixo.
O uso do sistema está sendo acompanhado pela equipe técnica do Instituto Agir Ambiental presencialmente e através de grupos de whatsapp. As famílias receberão, ainda, duas visitas técnicas nas próprias casas para tirar dúvidas e verificar possíveis dificuldades.
Muito simples de ser usada, a composteira serve para produzir adubo a partir dos restos de alimento. Ela consiste em pelo menos três caixas plásticas empilhadas. Nas duas superiores ocorre a reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em adubo natural sólido. Essas caixas possuem furos em sua base, permitindo que o adubo líquido escorra e seja acumulado na caixa inferior. Por ser rico em nutrientes, o composto proveniente da composteira é muito indicado para ser utilizado em hortas. Pensando nisso, ao final de cada ciclo de dois meses as famílias serão convidadas a participarem de um workshop de hortas caseiras.
Em breve, 40 escolas municipais também deverão começar a receber as composteiras do projeto para que sejam usadas como ferramenta de educação ambiental e conscientização dos alunos.
Como participar
As inscrições para os próximos lotes de entrega continuam abertas. Para o lote 2, que tem previsão de entrega para maio deste ano, ainda há algumas vagas. A inscrição acontece através do site www.compostasertao.com.br. Ali, é possível ler os compromissos e preencher a ficha.
Mas, atenção, o projeto é direcionado somente para residências de Sertãozinho. Moradores de outras cidades e estabelecimentos comerciais não podem participar desta etapa de inscrições.
Obrigado, Antônio. Um prazer poder difundir o sistema de compostagem e ver tanta adesão!