Sertãozinho lança projeto de compostagem caseira

No dia 10 de novembro, moradores da cidade passaram pela Praça 21 de Abril para conhecerem o sistema de compostagem e tirarem dúvidas sobre a inscrição para o projeto Composta Sertão, que irá distribuir gratuitamente 1.200 composteiras

Por Ana Carolina Wolfe

O lançamento oficial do projeto Composta Sertão, realizado no último sábado (10), movimentou a Praça 21 de Abril. Aproximadamente 50 pessoas passaram pelo local para conhecer o sistema de compostagem que, a partir de 2019, será distribuído gratuitamente para 1.200 famílias da cidade. Com recurso do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Federal, o projeto é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sertãozinho e do Instituto Agir Ambiental.

Muito simples de ser usada, a composteira serve para produzir adubo a partir dos restos de alimento. A ideia do projeto é que as famílias aprendam a manusear o sistema, registrando o seu uso durante dois meses. Com esses dados, será possível transformar o projeto em uma política pública que ofereça estímulos para a adoção de práticas sustentáveis.

Como é um sistema modular, a composteira serve para casas ou apartamentos e pode ser adaptada a locais pequenos. Ela consiste em pelo menos três caixas plásticas empilhadas. Nas duas superiores ocorre a reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em adubo natural sólido. Essas caixas possuem furos em sua base, permitindo que o adubo líquido escorra e seja acumulado na caixa inferior. Por ser rico em nutrientes, o composto proveniente da composteira é muito indicado para ser utilizado em hortas. Pensando nisso, ao final de cada ciclo de dois meses as famílias serão convidadas a participarem de um workshop de hortas caseiras.

Para que todos os bairros tenham oportunidade de participar, a cidade foi dividida em seis grandes regiões e a cada dois meses 200 famílias serão contempladas, de acordo com o cronograma de execução.

O projeto também prevê a distribuição de 40 composteiras para escolas municipais para que sejam usadas como ferramenta de educação ambiental e conscientização entre os alunos.

Como participar

As inscrições para participar do projeto estão abertas até 15 de dezembro e 50 pessoas já aproveitaram a oportunidade. Os interessados em participar podem se inscrever através do site www.compostasertao.com.br. As primeiras 200 famílias devem receber a composteira ainda em janeiro.

Durante essa semana, a equipe do projeto também irá visitar empresas da cidade para divulgar a proposta entre os colaboradores. Se desejar uma visita, você poder entrar em contato através do e-mail contato@compostasertao.com.br

Para outras notícias, acesse o Facebook do projeto.

Você também pode gostar de

1 Comentário

  1. Marcone Bezerra de Queiroz says:

    Bela iniciativa do setor ambiental para conscientização em relação ao desperdício alimentar e ao lixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *